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Como escolher a agência de marketing ideal para o seu negócio

No mundo cada vez mais digital, as fronteiras entre o online e o offline praticamente não existem mais, assim, a presença online nunca foi tão importante para empresas.

Deste modo, o marketing digital é um ponto essencial no planejamento de negócio e, comparativamente, as ações exigem investimento mais baixo do que ações tradicionais como anúncios na TV, por exemplo. 

Ainda, é possível analisar os resultados com muito mais precisão e realizar correções durante a campanha, garantindo maior probabilidade do resultado final ser satisfatório.

No entanto, o marketing digital não se constitui apenas dos itens citados até aqui e, para explorar todo o potencial estratégico do mundo digital, é essencial escolher uma boa agência.

O que é uma agência de marketing digital?

Resumidamente, o papel de uma agência de marketing é: analisar as especificidades do seu negócio e mercado no qual o seu produto ou serviço está inserido; identificar as necessidades; propor as melhores estratégias e ações para fazer sua empresa crescer.

Por que contratar uma agência de marketing digital?

Uma parcela das pequenas empresas opta por fazer seu próprio marketing digital, mas há diversas vantagens em contratar uma agência. O primeiro aspecto é que as ações de marketing exigem conhecimento técnico, apesar de existirem diversos cursos, estudar exige dedicação e tempo, o que pode desviar o foco das atividades gerenciais do seu negócio, como o desenvolvimento do seu produto/serviço. 

Outro ponto importante, se você não possui tempo nem equipe a agência de marketing irá atuar como uma extensão do seu time. É raro encontrar um profissional que reúna expertise em várias áreas e muitas vezes uma agência cumpre o papel de uma área inteira.

8 dicas para ajudar a escolher sua agência:

1. Defina os objetivos que sua empresa deseja atingir

Antes de contratar qualquer serviço é necessário ter claro qual é o seu objetivo geral e quais são os maiores obstáculos que sua empresa está enfrentando. O marketing possui função estratégica e para o projeto ser viável, seu o plano de negócio e metas devem estar bem definidos. 

2. Separe um valor no orçamento para investimento

Assim como o restante das áreas da empresa, a verba do marketing deve estar incluída no planejamento financeiro. E qual o valor correto para investir em Marketing? A resposta certa é depende! Há diversos fatores que influenciam nesta decisão que está intrinsecamente ligada aos objetivos, mas, em média, empresas costumam investir de 5% a 10% do faturamento em marketing.

3. Escolha o tipo de agência ideal para sua empresa

Há várias formas de oferecer serviços de marketing digital, confira abaixo as diferentes opções:

Consultoria – agências ou profissionais que elaboram estratégias e soluções de problemas, uma consultoria não executa as ações;

Agência especializada – há agências especializadas em cada parcela de serviços de marketing digital, tais como: SEO, Inbound Marketing, criação de sites e etc.

Agência full service – são agências que atendem todos os serviços de marketing digital, elas olham para o seu negócio como um todo.

Serviços freelancer – há também profissionais que realizam apenas um serviço pontual, geralmente é um serviço extra para uma estratégia previamente definida.

4. Reflita sobre a localização da agência

Analise se a localização da agência é um critério importante para o seu perfil de gestão de projetos, atualmente muitas agências realizam o atendimento online e as reuniões podem acontecer por videoconferência sem a necessidade de proximidade física.

5. Preste atenção no atendimento da agência 

Mesmo com o projeto em andamento, é necessário acompanhá-lo de perto. Você sempre estará em contato com a agência para fazer ajustes de estratégias e solucionar problemas que podem surgir. Assim, é importante se atentar a forma e velocidade de atendimento. Na sua visão, os canais utilizados para comunicação com você são os mais adequados? Se o atendimento logo na fase de orçamento for demorado e travado já é um alerta vermelho, pois a comunicação é essencial para o sucesso das estratégias.

6. Converse com outros clientes da agência que você está orçando

Se você está inseguro sobre a agência com a qual está negociando, peça para conversar com outros clientes que a agência já atende ou já atendeu, dessa forma você pode ter um feedback sobre a qualidade do serviço e dos resultados.

7. Cuidado com preços muito baixos

Por conta do mercado de marketing digital ser muito disputado, é comum encontrar preços muito baixos até mesmo em pacotes que oferecem uma série de serviços. Tome cuidado! Apesar de parecer muito atrativo, não há garantia de qualidade e entrega de resultados. Se sua empresa deseja conquistar novos clientes, por exemplo, baixa entrega de resultados pode fazer seu custo por novo cliente aumentar comparada a uma agência com valores mais altos, mas que gera mais leads.

8. Cobre a apresentação de resultados e relatórios

Por um lado, as ações de marketing são construídas continuamente e os resultados podem não ser enxergados de imediato. Assim, não se frustre nesta etapa inicial, pois, dependendo do projeto, pode-se tratar de um processo com retorno esperado para médio-longo prazo. 

Por outro, garanta que a sua agência fornecerá relatórios de desempenhos frequentemente assim você terá uma visão clara de como o valor investido está retornando em forma de negócios.

Gostou das dicas? 

Nós sabemos como é difícil encontrar a agência de marketing digital ideal para o seu negócio por isso estamos disponíveis para uma conversa.

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